Afinal, o que é consultoria de estilo?

Muito se ouve falar sobre consultoria de estilo, consultoria de imagem e personal stylist hoje em dia. Mas afinal, o que se faz numa consultoria como essas? Será que eu preciso contratar um serviço desses para ficar na moda? Mas esse não seria um serviço de luxo ou só para celebridades?

 

Para responder a essas e outras perguntas, tentei organizar alguns conceitos que vão ajudar a gente a compreender o que fazem esses profissionais e qual o papel deles no mercado da moda.

 

Consultoria de imagem, estilo ou personal stylist?

 

Antes de tudo, vocês vão notar que escolhi usar ao longo do artigo a nomenclatura consultoria de estilo e não consultoria de imagem nem personal stylist. Os três termos já são amplamente difundidos no mercado e, de uma certa forma, são compreendidos como sinônimos ou complementares. É bastante comum, inclusive, encontrar o uso conjugado nas apresentações dos profissionais do mercado que se definem como: consultor de imagem e estilo e personal stylist.

 

 

Só para registro, a imagem de uma pessoa está relacionada à percepção que os demais têm dela, como ela é vista, o que as pessoas enxergam quando a vêem ou interagem com ela. É o olhar de um terceiro sobre você. O estilo, por sua vez, é algo que você pode controlar, está diretamente ligado às suas escolhas, como você decide se apresentar para o mundo. Mas não está restrito apenas aos elementos visuais ou à simples escolha de uma roupa ou o corte de cabelo. O estilo de uma pessoa é uma composição de atributos que passa sim pela aparência, mas também reúne atitudes, preferências, comportamento e o modo como essa pessoa interage com o que está à sua volta.

 

Eu entendo que o consultor trabalha mais o estilo da pessoa e não imagem, pois essa é resultado do que as pessoas veem do seu cliente, não está no nosso controle. Mas tudo bem, isso não é o mais importante, é uma questão meramente formal, já que no mercado o consultor de estilo e consultor de imagem são utilizados amplamente e com o mesmo significado.

 

E personal stylist nada mais é do que o termo em inglês que acabou se popularizando nas redes sociais em razão das celebridades, artistas, personalidades que passaram a se vestir sempre com a orientação desses profissionais. Nada tem a ver com stylist  ou fashion stylist que é a palavra inglesa para referir-se ao profissional que define a imagem de um desfile, editorial ou catálogo de moda. Mais ligado a produção de moda.  

 

Mas o que seria então a consultoria de estilo?

 

 

Um consultor de estilo ajuda o seu cliente a traduzir a sua identidade no seu jeito de vestir e se apresentar para o mundo. De uma forma mais objetiva, em geral, faz-se um estudo do guarda-roupa do cliente, do seu tom de pele, cabelo, silhueta, proporções, gostos, preferências, rotina profissional, social, estilo de vida.

 

A partir desse diagnóstico, o consultor passa a trabalhar aspectos visuais do seu cliente, orientando-o sobre o uso de cores, composição de peças no seu guarda-roupa, modelagens que lhe favorecem, como combinar itens do seu guarda-roupa, sugestões de novas peças e acessórios, tudo voltado para a construção de uma identidade visual que combine com o cliente e seja adequada para diversas situações da sua vida profissional, social e pessoal.

O cliente é o mais importante

É importante entender que uma consultoria de estilo está mais voltada para o cliente do que para o mundo da moda em geral, como acontece numa consultoria de moda. É claro que aspectos da moda são trazidos para o trabalho do consultor de estilo. Aliás, informação de moda ampla e consistente é fundamental para que o profissional esteja embasado e saiba sugerir ou identificar os elementos visuais atualizados e de acordo com o nosso tempo.

 

Mas aqui não é apenas uma questão de vestir o cliente com “o que está na moda” ou fazê-lo investir no que será o hit da estação. É um trabalho mais pessoal, de entender o que o cliente quer e adaptar o seu vestuário à imagem que ele deseja transmitir, respeitando o seu biotipo e suas necessidades.

 

 

Sinta-se bem com sua imagem

É por isso que, muito além do que montar produções e looks, o trabalho do consultor de estilo tem ganhado contornos mais profundos, que passam por autoconhecimento e autoestima. É cada vez mais comum encontrar profissionais que se apresentam como “facilitadores”, uma espécie de “coaching” num processo de autoconhecimento, cuja proposta é levar o cliente a escolher vestir o que lhe faz sentir-se bem, comunicando então a sua real personalidade. A Oficina de Estilo, por exemplo, é referência no trabalho de consultoria de estilo com essa dinâmica e promove cursos de consultoria de estilo super interessantes.

 

Nessa proposta, o trabalho do consultor de estilo é ajudar o cliente olhar para si próprio. Fazer o cliente ser capaz de identificar aspectos da sua personalidade, do seu jeito de ser e trazê-los para a maneira como ele se veste e se apresenta para o mundo. Ajudar as pessoas a ganhar mais confiança e autenticidade através de sua imagem.

Se a gente parar pra pensar, acho que, realizado dessa forma, o trabalho do consultor de estilo se aproxima mais do mundo real.  Como estamos falando em trabalhar com pessoas e não marcas, humanizar o trabalho faz todo o sentido. Numa época em que o discurso do empoderamento, da aceitação das diferenças, da diversidade, da autoafirmação é tão importante, contratar uma consultoria que possa fazer o cliente se sentir melhor, mais seguro de sua imagem e fortalecido passa a ser totalmente justificável. Deixa de ser um mimo restrito ao consumo de luxo ou às celebridades e torna-se perfeitamente útil para o público em geral que desejar realizar esse investimento.  

 

Talvez seja exatamente por isso que esse seja um mercado em plena expansão.  Mas atenção: um consultor de estilo deve ser um profissional treinado, atualizado e com informação de moda. Mas, sobretudo, deve ser sensível para capturar a essência de sua cliente, sendo capaz de gerenciar expectativas e emoções.

 

Ficou interessada, dá uma olhada na seleção de dicas e cursos de consultoria de estilo que separamos para você.