Mulher sorrindo com celular nas mãos compras no Instagram

Compras no Instagram? Agora é possível! Conheça esse novo recurso

Fale a verdade: você não via a hora de ter uma ferramenta de compras no Instagram! A rede social já é um xodó das marcas de moda, por ser super visual e possibilitar uma interação direta com os clientes. Agora, depois de muita espera, lançou sua funcionalidade de compra e venda, que é gratuita. Um assunto perfeito para o nosso Inside Fashion!

 

O Instagram sempre foi uma ótima vitrine para personalidades e marcas do mundo fashion. Um feed bem trabalhado pode ser um painel cheio de inspirações e objetos de desejo para os seguidores. Sem falar nas diversas possibilidades de uso do Instagram Stories, perfeito para trazer uma dose maior de interatividade e conteúdo real para o público. Exatamente para aproveitar essa dinâmica entre marcas e clientes, nada mais razoável do que ter ali mesmo no Instagram a possibilidade de divulgar informações do produto e permitir a compra.

 

Desde o ano passado, estava sendo testada a função de compras no Instagram. Em março deste ano, essa opção ficou disponível para perfis comerciais da plataforma no Reino Unido, França, Alemanha, França, Itália, Espanha, Austrália, Canadá e Brasil. A notícia é incrível para empreendedores da moda que precisam de um empurrãozinho para alavancar as vendas.

 

 

“Além do óbvio benefício de colocar seus contatos no ambiente online e ser mais encontrado por seu público, o diferencial de estar no Instagram é receber um feedback direto sobre o comportamento dos consumidores e sobre seus produtos. Com os insights que a conta empresarial traz, você inova no momento mais ideal possível.”

– Melissa Amorim, diretora de comunicação do Instagram para o Brasil, em entrevista para o site da Exame

 

Close de mãos de mulher segurando celular compras no Instagram

 

Como funcionam as compras no Instagram

 

Além de conhecer e acompanhar suas marcas preferidas, agora os usuários podem clicar nos produtos apresentados no feed e ser direcionados para efetuar a sua compra. Para fazer uma venda pelo Instagram, você deve fazer uma publicação não-paga no seu perfil comercial e taggear os seus produtos (da mesma maneira que você marca pessoas numa foto). Dá para marcar mais de um item na mesma foto e colocar descrição e preço de cada um. Aqui no Brasil, a Amaro já está usando essa funcionalidade.

 

Reprodução de telas da marca Amaro com a ferramenta de compras no Instagram

 

Quem quiser fazer vendas na plataforma também poderá ter uma aba “loja” em seu perfil com um catálogo de produtos. Para isso, é preciso apenas fazer nove postagens com a função de compra, da forma que expliquei acima. A conclusão da compra não acontece dentro da plataforma, então você precisa ter um e-commerce para direcionar a venda.

 

Se ainda restam dúvidas sobre os benefícios da novidade, saiba que já existem cases de sucesso nos EUA. A label Lulus afirmou que a ferramenta rendeu 100 mil visitas e 1.200 pedido em sua loja virtual. O que você está esperando para testar? Depois me conta tudo!