Consultoria de Moda e Consultoria de Estilo são a mesma coisa?

Basta dar um Google para ver, os termos consultoria de moda e consultoria de estilo são usados indistintamente como sinônimos. Mas será que consultoria de moda e consultoria de estilo são a mesma coisa? Afinal, o que é consultoria de estilo? E o que seria a consultoria de moda?

 

Pelo fato de ambos estarem relacionados ao universo fashion, a tendências de moda e assessoria a clientes na área de vestuário, os profissionais acabam por utilizar os termos de forma indiscriminada, sem fazer qualquer distinção entre eles.

 

Mas existe sim diferença e acho que vale a pena entender se quisermos trabalhar na área ou se estivermos pensando em contratar um profissional do ramo.

A consultoria de estilo

 

O consultor de estilo ou consultor de imagem ou, ainda, personal stylist é o profissional que auxilia pessoas na construção de uma identidade visual adequada às suas necessidades e seus desejos. A partir de uma avaliação do tipo físico do cliente, que inclui tom de pele, cabelo, silhueta, proporções, bem como das peças do seu guarda-roupa, este profissional sugere alterações à forma de se vestir, ajustando o que for mais adequado à rotina profissional, social e estilo de vida do cliente. É um trabalho de caráter mais pessoal, onde o objetivo é trazer informação de moda ao cliente, mas sobretudo entender o que o cliente quer e necessita e adaptar o vestuário dele para alcançar a imagem que ele deseja transmitir.

 

O consultor de estilo deve entender de proporções, dos tipos de roupa que caem bem em cada silhueta, de coloração que favoreça cada tipo de pele. Deve ser sensível para comunicar-se com o seu cliente e ser capaz de sugerir alterações no vestuário com intuito de alcançar a imagem desejada. Não é uma questão de usar o que está na moda, mas de valorizar os atributos do cliente, lhe deixar mais seguro e lhe fazer sentir bem. O objetivo final é um cliente seguro em relação à sua imagem para enfrentar os desafios da sua vida profissional, social e pessoal.

 

 

A consultoria de moda

 

O consultor de moda ou consultor de tendências de moda trabalha, em geral, para a indústria da moda, para marcas, estilistas, lojistas e compradores saberem no que vale apostar, o que deve ser comprado ou produzido para ser vendido ao consumidor final.

O trabalho de consultoria de moda é especializado em tendências, em decifrar os caminhos da moda, traduzindo o que se vê nas passarelas, nas semanas de moda e nas vitrines em cada temporada. Deve ter olhar atento ao que está sendo usado nas ruas, hoje, agora, mas deve ter capacidade e sensibilidade de antecipar o que será usado na próxima temporada.

Dá para prever o futuro?

Para se conseguir “prever” o que será tendência na próxima estação, existe uma pesquisa mais ampla, mais geral, ligada a comportamento do consumidor, que olha não só para vitrines e passarelas, mas também para o meio artístico e para a cena cultural e urbana, movimentos que estão surgindo.Não é achismo nem futurologia! É um trabalho feito a partir de uma observação atenta, com métodos e muito embasamento.A ideia é criar um inspiracional, conseguir visualizar os desejos, os anseios e o que terá aceitação no mercado. E a partir daí ser capaz de apresentar um relatório com essas informações, apontando caminhos e o que será tendência. 

 

Conhecimento ajuda a diminuir riscos

Os clientes de uma consultoria de moda estão, em geral, preocupados com os riscos das apostas, já que, em alguns casos, decidem com meses e até 1 ano de antecedência o portfólio de produto, cartela de cores, estratégia da marca, compras, etc. Imagina você sendo um lojista e tendo que encomendar hoje produtos que serão vendidos na sua multimarca daqui a 6 meses? Como saber em quais produtos apostar, como planejar um mix equilibrado, com produtos certeiros, mas com inovação? Qual a novidade que vai pegar na próxima temporada?

 

Esse é o trabalho do consultor de moda, dar segurança e informação sobre tendências para conferir maior segurança à tomada de decisão.

 

Existem formatos de consultorias de moda mais gerais em que o relatório de tendências é apresentado de maneira abrangente e menos específica, como em alguns bureaus de tendência. Mas também existem consultorias personalizadas, que trazem a informação customizada para o seu negócio de moda, levando em conta o público alvo e a identidade da sua marca. Um material desses, feito especialmente para sua marca ou para sua loja, é fundamental para se conseguir aliar as  novidades que não poderão faltar com ao DNA da marca.

 

 

Independente dessas diferenças, fato é que as denominações no mercado costumam se sobrepor e se misturar.

 

Se você quiser trabalhar na área, o importante é saber identificar o tipo de consultoria que deseja oferecer, qual o cliente deseja atender e que produto você irá entregar.

 

E você tem uma loja, uma marca ou apenas quer se vestir de forma mais adequada para se sentir mais seguro, certifique-se de que está contratando um profissional adequado às suas necessidades.