Marcas de moda no Instagram Stories

Como start ups e pequenas marcas de moda podem usar o Instagram Stories

Se você tivesse apenas 15 segundos para divulgar sua marca, o que faria? Quem ainda não pensou nisso, pode começar agora mesmo! Esse é tempo máximo de duração de um Instagram Stories, uma ferramenta que tem sido cada vez mais usada no mundo fashion. As grandes labels já aderiram, mas pequenas marcas de moda, start ups ou multimarcas também têm o seu espaço. É sobre isso que vou falar no Inside Fashion de hoje!

 

Mulher tirando foto como exemplo de uso do Instagram por marcas de moda

Marcas de moda no Stories

As gigantes Dior, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana e Christian Louboutin são as marcas de moda com maior índice de engajamento no stories. A diretora de parcerias de moda do Instagram Eva Chen diz que o segredo do sucesso na plataforma é a informalidade. Isso aproxima os clientes das marcas e quebra aquela ideia pronta de que tudo precisa ser perfeito. “A moda agora pode ser um pouco mais autêntica, engraçada e ‘pé no chão'”, disse ela para o Business of Fashion.

 

Exemplos de stories da Louis Vuitton
– Olha só esses stories de bastidores da Louis Vuitton

O próprio Instagram divulgou um dado de que 60% das pessoas do mundo descobrem novos produtos na ferramenta. Ou seja, existe muita oportunidade de marketing aí! Mas como usar isso na prática? Separei algumas dicas bacanas para ajudar pequenas marcas de moda a divulgarem seus produtos no stories. E não deixe de conferir as dicas sobre como usar a ferramenta de vendas no Instagram.

 

1) Tenha personalidade

Sabe aquele velho conselho “seja você mesmo”? Ele vale ouro neste caso! De nada adianta fazer vídeos e mais vídeos se o seu conteúdo não for original e tiver a ver com o propósito da sua marca. Pense no que realmente faz sentido compartilhar dentro da sua visão, missão e valores.

Só não deixe isso virar uma prisão: o lema aqui é soltar a imaginação! Vá além da sua marca e do seu produto e poste também imagens inspiradoras, de lifestyle, como uma fruta ou planta com as cores da sua coleção. Mostrar os bastidores da marca também pode ser uma ótima forma de falar com o seu público de uma maneira mais real. Já vamos falar sobre isso mais adiante.

 

2) Faça bonito

Você não precisa ser fotógrafo profissional para fazer uma boa foto para o stories. O importante é cuidar da produção, ou seja, arrumar o ambiente que vai ser filmado ou fotografado. Dá para ser simples e bonito sim! Eu já falei bastante sobre esse assunto quando falei sobre como montar um catálogo de moda com orçamento baixo. O assunto rende tanto que teve até uma continuação. Tem dicas preciosas por lá e que você pode adaptar para o seu dia a dia!

Tenha sempre em mente que você está contando uma história. Siga uma certa linha visual para ter uma cara única – e bonita, claro! Vale usar filtros, elementos visuais e ferramentas de tratamento de imagem, tanto dentro do Instagram quanto fora. Eu gosto bastante dos aplicativos VSCO Cam, Lightroom, Afterlight. Mas não perca o timing das postagens se preocupando demais com a forma. O bacana do Stories é ser dinâmico e ter uma carinha mais real, menos produzido do que o feed.

 

3) Use hashtags, marcações e links

Quanto mais interações, melhor! Marque pessoas, referencie lugares e “taggeie” parceiros que aparecem no seu stories para dar uma movimentada e também mostrar onde sua marca está e quem participa da sua produção. As hashtags  agrupam diferentes conteúdos e aumentam as chances de divulgação do que você posta para além dos seus seguidores. E as hashtags também comunicam interesses específicos das pessoas. Ou seja, a chance de engajamento também é maior. Já os links são bons para levar as pessoas do stories para a sua loja ou site.

 

4) Mostre os bastidores

As pessoas amam saber o que está acontecendo atrás das cortinas! E muita gente não faz ideia do trabalho que dá para criar uma coleção e fazer uma peça de roupa ou calçado. Aproveite para mostrar o dia a dia da empresa, a equipe que trabalha com você (mesmo que seja pequena!) e os detalhes do processo de produção. Que tal uma foto da mesa de corte? Ou de tecidos empilhados? Esse behind the scenes instiga a curiosidade e aproxima as pessoas da sua marca.

 

Bastidores de marcas de moda que usam stories
Making of da @janierobodyofcolours e @joulik.

5) Quem sabe faz ao vivo!

A transmissão ao vivo, também chamada de live, é outra forma muito eficiente de aumentar a divulgação do seu conteúdo. Quando um perfil faz um ao vivo no stories, o Instagram coloca a conta em destaque não só no feed de cada seguidor, mas também no explore do Instagram. As pessoas podem interagir, mandar corações e fazer comentários enquanto assistem. É chuva de novos seguidores e engajamento na certa!

 

Gostou das dicas? Já testou alguma? Conta a sua experiência aqui para a gente!