Novos talentos da moda

A importância de fomentar novos talentos na moda

Incentivar o desenvolvimento de novos talentos na moda é fundamental para manter um olhar atual e relevante. Existem poucas empresas e projetos pensando em abrir espaço para novos criadores. Então, quando a gente encontra uma iniciativa assim no mercado, tem mais é que divulgar o bom exemplo.  No Inside Fashion de hoje vou falar sobre como o e-commerce Shop2gether está atuando para ajudar a trazer um ar renovado à indústria da moda.

 

Uma área para novos talentos

Encontrar espaço no mercado para apresentar novos projetos sempre foi um desafio. Na moda não poderia ser diferente. Faltam incentivos, falta verba, falta apoio estrutural e, principalmente, falta um pouco dessa cultura no mercado. Mesmo nas universidades onde os novos talentos deveriam encontrar suporte para desenvolver seus projetos, faltam centros de pesquisa e apoio.

 

E se alguns desses novos talentos chegam a desenvolver uma coleção, esbarram num outro problema, Como divulgar o seu produto? Como fazer sua marca se tornar visível para o público consumidor. Empreender não é das tarefas mais fáceis, principalmente quando envolve criação.

 

Foi pensando nisso que o Shop2gether, site amado pelas fashionistas, lançou uma área dedicada a novos criadores da moda brasileira. Olha só que legal!

Home do site da Shop2gether

O projeto é focado em marcas nacionais de menor porte, mas com grande potencial. “Faltava quem viabilizasse o amadurecimento dessas pequenas grifes. E o Shop2gether tem a obrigação de entregar às clientes essas marcas-desejo do luxo nacional”, declarou a fundadora da empresa, Ana Isabel de Carvalho Pinto, em entrevista à revista Vogue.

A ideia não é apenas vender, mas também dar suporte ao grupo. Todas as designers contarão com insights de Ana para criar uma estrutura de produção que consiga arcar com as demandas do varejo.

A plataforma estreia com cinco grifes comandadas por mulheres: a marca de bolsas Baum & Haut, a de colares Bitti, a de joias Paola Vilas e as de roupas Neriage e Wymann. A ideia é renovar o portfólio a cada estação. À frente da curadoria está Costanza Pascolato. Ela entrevistou todas as designers e estilistas selecionadas por Ana, analisou seus produtos e processos e deu o veredito sobre a viabilidade de incluí-las no projeto.

Iniciativa para fomentar novos talentos na moda
Ana Isabel (à esquerda) com Costanza Pascolato, a jornalista Luiza Brasil, a stylist Giovanna Meneghel e a modelo Camila Espinosa, todas colaboradoras do Shop2gether (Foto:Thiago Justo)

O plano é que, depois de ganhar corpo, a plataforma passe a receber inscrições dos próprios criadores. Um formulário estará disponível no site para quem quiser se candidatar à seleção. A exigência mínima é ter um CNPJ e pelo menos um ponto de venda.

 

De olho nos novos talentos na moda

Ficou curiosa sobre as novas marcas? Então, conheça um pouquinho sobre cada uma delas!

BAUM & HAUT

Marca Baum - Iniciativa para fomentar novos talentos na moda

Acessórios e roupas com design arrojado, desenvolvidos a partir de materiais naturais, como couro e palha.

WYMANN

Marca Wymann - Iniciativa para fomentar novos talentos na moda

Multiuso e atemporais, as roupas se constroem de maneiras diferentes sobre o corpo via amarrações. A silhueta feminina é valorizada com recortes e ondulações.

PAOLA VILAS

Marca Paola Vilas - Iniciativa para fomentar novos talentos na moda

As bijoux são esculturas portáteis e privilegiam o estilo modernista dos grandes mestres do século 20, como Braque, Picasso e Dalí.

BITTI COLARES

Marca Bitti Colares - Iniciativa para fomentar novos talentos na moda

Os colares são exuberantes, coloridos e inspirados nas culturas indígena e africana.

NERIAGE

Marca Neriage - Iniciativa para fomentar novos talentos na moda

As roupas de Rafaella Caniello permitem ao corpo se movimentar, com tecidos de diferentes pesos e extraordinárias texturas.

 

Coletivo Carandaí25; outro espaço para novos talentos na moda

Coletivo Carandaí25

A plataforma da Shop2gether não é a única no Brasil. No Rio de Janeiro existe um coletivo de moda super legal, chamado Carandaí25. O projeto, criado pela empresária Tatiana Accioli, tem como objetivo alavancar e gerar visibilidade à moda brasileira por meio de pequenos produtores. Eles já fizeram 14 edições, algumas em São Paulo, e reúnem cerca de 80 expositores. Mais um projeto bacana que visa dar espaço a novos talentos na moda!

Coletivo foi criado no Rio de Janeiro

Sei o quanto é difícil se lançar no mercado. Quanto investimento, quantos recursos, pessoal, tempo para uma marca se tornar conhecida. Muitos talentos nem conseguem e acabam perdidos por aí, sem ser descobertos.

 

É por isso que eu apoio demais essas iniciativas que oxigenam a moda e torço para que se criem mais e mais projetos como esses! E você, o que acha sobre empresas que abrem espaço para novos talentos na moda e marcas?