Loja Club Monaco, concept store em Nova York

Moda e cultura: 10 concept stores lindas para visitar pelo mundo!

Preparando o roteiro da próxima viagem? Se é apaixonado por moda, essas dicas serão ótimas para você. Nesse Inspira, vamos conhecer dez concept stores espalhadas pelo mundo.

 

As chamadas “lojas-conceito” reúnem cultura e moda num único espaço. Assim, mais do que encontrar artigos escolhidos a dedo, o público tem uma verdadeira experiência completa. Os detalhes vão desde a arquitetura, até o diferencial dos produtos, que passam por uma cuidadosa curadoria. Confira algumas das minhas preferidas!

 

1) 10 Corso Como – Milão, Itália

 

10 Corso Como, em Milão, primeira loja a receber o título concept store 10 Corso Como, em Milão, primeira loja a receber o título concept store

10 Corso Como, em Milão, primeira loja a receber o título concept store

 

Foi aqui que tudo começou. O espaço foi o primeiro a receber o título de concept store no mundo da moda. E não é para menos: a curadoria é impecável! Fundada em 1990 pela editora de moda Carla Sozzani, reúne grandes marcas, livraria, café e exibições. Visitando a cidade? Inclua a loja em seu roteiro, dá para ficar horas vendo tudo por lá!

 

2) Colette – Paris, França

 

Collete, em Paris. Uma das mais importantes concept stores, que fechou Collete, em Paris. Uma das mais importantes concept stores, que fechou

 

Depois de 20 anos de sucesso, a loja fechou as portas em dezembro de 2017 para a tristeza do mundo fashion. A Colette sempre foi um ponto de encontro de pessoas antenadas em Paris. Sua relevância fazia dela uma parada obrigatória na cidade da moda. Eu sempre amei cada detalhe nessa loja e tive a chance de visitar algumas vezes. a curadoria dos produtos e a coordenação das peças na loja sempre foram irreverentes e cheias de estilo. Merece entrar na lista, ainda que não seja possível mais visitá-la!

 

3) Club Monaco – Nova York, Estados Unidos

 

Club Monaco, concept store em NY Club Monaco, concept store em NY

 

A loja é mais uma flagship, já que reúne produtos de uma única marca. Mas tem tudo o que não pode faltar numa concept store. A unidade de Nova York na famosa 5ª Avenida vale muito a visita. Eu já estive por lá. O mais legal é reservar tempo para um café delicioso na Toby’s State Coffee que fica dentro da loja e uma espiadinha na seleção eclética dos livros da Strand. Um programa bem gostoso para quebrar o ritmo frenético de Manhattan.

 

4) Dover Street Market – Londres, Inglaterra

 

Dover Street Market, concept store vanguardista em Londres Cafeteria Rose Bakery na Dover Street Market, concept store vanguardista em Londres

 

Vanguardista e inovadora. É assim que dá para definir essa concept store londrina. A curadoria é super transada e o visual da loja entrega esse perfil logo de cara. Mais uma que precisa entrar no roteiro de qualquer turista amante da moda, nem que seja para tomar um cafezinho na Rose Bakery, a padaria da loja. Todo mundo que faz pesquisa de tendência passa por lá. Abre a cabeça para novas formas, linguagens, interação. Já fui algumas vezes e estando em Londres de novo pretendo voltar.

5 – Nous – Paris, França

 

Nous, nova concept store em Paris

 

Para os órfãos da Collete, ex-funcionários lançaram a nova concept store em janeiro de 2018. A proposta, porém, é outra. Os produtos têm um foco mais moderno e até mais esportivo, mas a loja também vale muito a visita. Está na minha wish list!

6) The Store – Berlim, Alemanha

 

A concept store alemã The Store

 

Essa loja se define como uma “plataforma para apresentar ideias e cultura”. E é mesmo! A unidade de Berlim começou a operar em 2014 e segue o estilo moderno e vanguardista da cidade. O espaço é lindo, mas a visita também vale pelos artigos de moda e cultura. Por lá, a curadoria mistura marcas consagradas, como Balenciaga, com novos talentos do mundo todo que começam a se destacar em suas áreas. Quero conhecer!

 

7) Secret Location – Vancouver, Canadá

 

Secret Location, uma bela surpresa no Canadá Secret Location, uma bela surpresa no Canadá

 

Quando pensamos em capitais da moda, lembramos na hora de nomes como Milão, Nova York, Londres e Paris. Mas no quesito concept stores para os amantes do mundo fashion, a cidade canadense de Vancouver guarda essa ótima surpresa. Roupas de várias marcas, artigos para a casa e livros são as estrelas do espaço. A arquitetura é outro destaque e remete os visitantes à casa de um fashionista. Lindo!

 

8) Alter Concept Store – Xangai, China

 

China cresce no mundo da moda e concept store Alter é prova disso China cresce no mundo da moda e concept store Alter é prova disso

 

A China tem se tornado nos últimos anos destino para grandes marcas de luxo desembarcarem. E nessa onda, labels mais modernas também chegam. Com elas, claro, as concept stores. Uma das mais bonitas é a Alter. Dá para passear, comprar, ver arte, jantar e tomar um drinque nesse belíssimo espaço.

 

9) LN-CC – Londres, Inglaterra

 

LN-CC é concept store com visual futurista em Londres LN-CC é concept store com visual futurista em Londres LN-CC é concept store com visual futurista em Londres

 

Grandes marcas de luxo internacionais expostas num espaço super futurista. Essa é a proposta da concept store londrina. O espaço fica escondido na cidade europeia e tem até uma pequena discoteca para eventos especiais. Super londrino esse astral!

 

10) Song – Viena, Áustria

 

Song, concept store tradicional na Áustria Song, concept store tradicional na Áustria

 

Outro lugar improvável nas referências da moda, a Áustria é a casa dessa concept store super tradicional. São 20 anos de história, mas a Song está no endereço atual desde 2006. No espaço ampliado, a moda divide espaço com exibições de artistas para lá de vanguardistas.

 

E aí, gostou da minha seleção? Tem alguma concept store que você gosta e acha que deveria estar na lista? Conta pra mim!