Samantha mora em Manhattan e adora registrar os bastidores das semanas de moda

Ilustrações de moda: 10 artistas incríveis para seguir no Instagram

Uma das etapas mais interessantes de desenvolvimento de uma peça é a concepção dos croquis. Para quem não sabe, croquis são ilustrações de roupas ou acessórios. A partir deles, são realizados a modelagem, a pilotagem, o corte, a costura e, enfim, a primeira peça, chama piloto.

Alguns estilistas, como Yves Saint Lauren, são conhecidos por serem exímios desenhistas. Muitas vezes, as ilustrações de moda são tão impressionantes que ganham status de obra de arte e acabam expostas em galerias ou se transformam em objetos de decoração. Aliás, falei sobre uma exposição superbacana no post Croquis se tornam obras de arte em exposição em Nova York, vale a pena conferir!

YSL era um exímio desenhista

Em 2012, a Dior publicou as ilustrações de seus estilistas em seu lookbook de Verão. Ao lado, as modelos copiavam as poses dos croquis. Que ótima ideia, não?

Dior inseriu croquis em seu lookbook

 

Se você é fã de croquis como eu, vale seguir algumas ilustradoras talentosíssimas no Instagram. Selecionei as minhas preferidas, olha só:

Ilustrações de moda incríveis: Poppy Waddilove 

Suas influências vão de retratos de moda dos anos 1940 e 50 a filmes de Alfred Hitchcock

Suas influências vão de retratos de moda dos anos 1940 e 50 a filmes de Alfred Hitchcock e símbolos da cultura japonesa. Além de ter reportado semanas de moda de Londres para a SHOWstudio, plataforma online de moda, Poppy fez retratos da top model Kate Moss vestindo Dior e é colaboradora de revistas como Grazia e The Edit. Recentemente, assinou contrato com a IMG Models, integrando o casting de “talentos especiais”.

 

Rongrong DeVoe

Fã de aquarela e caneta, Rongrong aposta nas cores e na simplicidade

 

Fã de aquarela e caneta, Rongrong aposta nas cores e na simplicidade. A riqueza de detalhes é incrível!  Ela já ilustrou várias figuras icônicas da moda, como Marilyn Monroe e Sarah Jessica Parker.

 

Frida Wannerberger 

 Frida usa lápis, tinta acrílica e aquarela

Baseada em Londres, onde se formou pela Central St. Martins e leciona na London College of Fashion, Frida usa lápis, tinta acrílica e aquarela. Sua marca é desenhar garotas que conhece ou que gostaria de ser. Ela diz imaginar uma história para cada uma, como se fossem personagens, para conseguir capturar a essência das roupas que as vestem. Seus traços já chamaram a atenção de marcas como a Pringle of Scotland e de publicações como Harper’s Bazaar, Elle, A Mag Curated By e Lula.

Amelie Hegardt 

Suas ilustrações já ganharam exposições em Paris, Tóquio e Londres

Uma das profissionais mais requisitadas da área. Sua lista de clientes é de matar qualquer um de inveja: de Maison Margiela e Isabel Marant a Vestoj, Vogue, Harrods e até o New York City Ballet. Com seus desenhos em aquarela e giz pastel, ela é conhecida por seus sombreados e linhas suaves e intimistas. Suas ilustrações já ganharam exposições em Paris, Tóquio e Londres e uma residência no SHOWstudio. Atualmente, Amelie dá cursos de ilustração de moda na Central St. Martins e no London College of Fashion.

 

Grace Ciao 

Ela já fez trabalhos para Coach, NARS e Sephora

Grace conquista pela criatividade. Seu trunfo é misturar as ilustrações convencionais com pétalas de flores, usando apenas aquarela. Ela já fez trabalhos para Coach, NARS e Sephora. Simplesmente maravilhosa!

Richard Haines 

Richard documenta as roupas de ícones fashion em seu site What I Saw Today

Referência em ilustração de moda, Haines tem formação em design de moda e trabalhou nas equipes criativas de marcas como Calvin Klein, Bill Blass e Perry Ellis. Já foi colaborador de veículos como GQ, InStyle e T Magazine e, atualmente, documenta as roupas de ícones fashion de Nova York em seu site What I Saw Today. É conhecido por seu olhar atento e pela preocupação com forma, tecido e caimento. Seus desenhos são feitos a partir de lápis carvão, giz pastel, lápis de cor e tinta acrílica.

Cecilia Carlstedt 

Cecilia tem entre seus clientes Nina Ricci, Paul Smith, Vogue e Elle

Cecilia vive em Estocolmo e tem entre seus clientes Salvatore Ferragamo, Nina Ricci, Paul Smith, H&M, W Magazine, Vogue e Elle.  A ilustradora gosta de experimentar: suas ilustrações são feitas a lápis ou nanquim, mas ela também usa técnicas como serigrafia e colagem. Super original!

Gill Button

Gill conquistou o mundo da moda com a criação do blog Sketchy

Gill é a prova de que blogs dão certo! Ela trabalhava como ilustradora para clientes como British Airways, mas, em 2014, conquistou o mundo da moda com a criação do Tumblr Sketchy Men. Publicando um desenho por dia no site e no Instagram, ela logo ganhou clientes fashionistas, como Dries Van Noten, Glamour, Vogue, Numéro e Gucci. Demais, né?

Meagan Morrison 

Seu trabalho está presente em revistas como Vogue América e Harper’s Bazaar

Bem famosa na área, Meagan cria e recria peças de roupas e acessórios por meio da técnica de aquarela. Seu trabalho está presente em grandes revistas, como Vogue América e Harper’s Bazaar.

Manjit Thapp

Sua estética é essencialmente pop

Sua estética é essencialmente pop, tendo como referências livros infantis, filmes e quadrinhos. Já fez reinterpretações de desfiles da Balenciaga, Proenza Schouler, Miu Miu e Céline, o que atraiu a atenção de publicações como Wonderland, Elle UK e Frankie. Lembra que falamos sobre usar desenhos de moda em objetos de decoração? Pois bem, Manjit aplica suas obras em acessórios, capinhas de celular e adesivos – amei!

Bônus: Samantha Hahn

A foto que escolhi como capa desse blog é de uma ilustradora que admiro muito, Samantha Hahn. Samantha mora em Manhattan e adora registrar os bastidores das semanas de moda de Nova York. Sua técnica preferida é aquarela e ela já trabalhou para clientes como Tiffany´s, Marie Claire, Marc Jacobs, Ralph Lauren, Donna Karan, J. Crew, Victoria’s Secret e Diane von Furstenberg.

É fascinante observar as personalidades e estilos de cada artista. Cada traço é único e cheio de vida!

 

E aí, curtiu o Inspira de hoje? De qual ilustradora você gostou mais? Tem alguma para me indicar? Vou adorar conhecer novos perfis!